Alimentos que ajudam no controle da Ansiedade

Quando o assunto é ANSIEDADE, muitos aspectos estão envolvidos. 👉🏻 Fatores neurológicos, endócrinos, psicológicos e nutricionais são os pilares que mais influenciam esse processo.

.

Em relação ao controle e tratamento, só obteremos sucesso se dermos às devidas atenções e condutas. Não existe cartilha padrão e sim a necessidade de uma investigação individual e com 👉🏻 suporte multiprofissional. Além disso, a avaliação do nível da disfunção é muito importante para que as ações sejam assertivas. .

✍🏻 Para os casos mais brandos de ansiedade, medidas relacionadas aos HÁBITOS NUTRICIONAIS E COMPORTAMENTAIS, tem se demostrado bastante eficazes. E no que diz respeito a AJUSTES ALIMENTARES, listamos algumas dicas valiosas para você.

.


O primeiro e mais importante ponto é você escolher ✨BONS CARBOIDRATOS✨. Sabemos que é necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois os mesmos levam a alterações na glicemia e consequentemente geram falta de saciedade. Essa situação muitas vezes é considerada ansiedade, mas na verdade é apenas estímulo insulínico provocado por alimentos de ALTA CARGA OU ÍNDICE GLICÊMICO (IG).

👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Nesse caso a nutricionista irá montar um cardápio com carboidratos de baixo e modero IG, combinados com fontes de proteínas e gorduras boas. Você vai se surpreender e estará livre da fome constante🙌🏻

.


São exemplos de carboidratos de✨BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO✨.

. - Frutas: laranja, maçã verde e manga.. .

- Leguminosas: ervilha, grão-de-bico e lentilha.

- Cereais e Derivados: arroz selvagem, arroz 7 grãos e farinha de castanhas.

- Legumes e vegetais: cenoura crua, abobrinha e brócolis.

- Outros: Chocolate 70%, chips de coco e leite em pó de coco. .

.

👉🏻Também existem ✨NUTRIENTES ESPECÍFICOS✨ que são a base para o funcionamento cerebral e são reguladores da produção de SEROTONINA. A serotonina é um neurotransmissor importantíssimo e responsável, entre outras coisas, por regular o humor, combater ansiedade e depressão, controlar o apetite e a sensação de saciedade e regular e conferir qualidade ao sono.

.

- Ômega-3: atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas e abacate.

.

- Magnésio: abacate, banana, beterraba, grão-de-bico, mandioca (raiz), lentilha, uva passa, algas marinhas, espinafre, couve, farelo de aveia, arroz integral, farinha de trigo integral, sementes, oleaginosas, camarão e ostra.

.

- Zinco: ostras, carne, frango, oleaginosas e sementes.

.

- Triptofano: carnes, frango, peixe, ovos, banana, queijo, cacau, chocolate 70%, amendoim, semente de abóbora, soja, grão-de-bico e tâmaras.

.

- Vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B12 e o ácido fólico (B9): peixes, fígado, oleaginosas, milho, grãos integrais, feijão, couve-flor, banana, uma passa, ovos, lacticínios, vegetais de folha verde escura e levedura. - Vitamina D: peixes, fígado, ovos e cogumelos. - Vitamina C e flavonóides: vegetais frescos, frutas cítricas e chocolate 70%. 👉🏻Aposte sempre numa ✨BOA NUTRIÇÃO✨, essa é a principal ferramenta para se ter uma vida saudável, equilibrada e livre de ansiedade!


Av. Augusto Meyer, 167 - Auxiliadora

Porto Alegre/RS