Alimentação Anti-inflamatória

A inflamação crônica é um dos maiores distúrbios de saúde que podemos apresentar, sendo a raiz para as principais doenças. As causas são diversas, o que obviamente inclui um estilo de vida inadequado, uma dieta com um perfil inflamatório, excesso de peso, alterações intestinais (como disbiose e leaky gut), exposição a toxinas ambientais (como BPA, parabenos, agrotóxicos e metais pesados), etc.


Sintomas como: dor de cabeça frequente, inchaço, problemas digestivos e fadiga excessiva podem sinalizar um estado de inflamação.

A boa notícia é que a alimentação pode contribuir bastante no controle da inflamação. Um dos padrões alimentares mais estudados no mundo e que apresenta um perfil anti-inflamatório é a dieta mediterrânea. Baseada nesta dieta, listei alguns exemplos de alimentos e especiarias que apresentam efeitos anti-inflamatórios e que podem ser facilmente incluídos na alimentação:


. Alimentos ricos em fitoquímicos e fibras como frutas e verduras (berinjela, brócolis, couve-flor, ameixa, abacate, mirtilo, morango...);


. Fitoquímicos presentes no chocolate/cacau (>70% de cacau);


. Alimentos ricos em Ômega 3 (semente de linhaça, chia, peixes de água fria (salmão, sardinha...);


. Cúrcuma longa (Açafrão da terra) – além de propriedades anti-inflamatórias, também exerce funções antivirais, antibacterianas, antifúngicas. Essa especiaria pode ser adicionada nas preparações como: sopas, saladas, molhos, carnes, bebidas;


. Pimenta – também apresenta atividades anti-inflamatórias, sendo outro ingrediente que vale a pena ser adicionado nas preparações.


Inclua estes alimentos no seu dia a dia e sinta a diferença!


Um beijo da @nutricrispavinatto


www.soulmais.com/ciclosemagrecimento


☎️Fone: (51) 3092-0068

📲WhatsApp (51) 99662.3610

📍Av. Augusto Meyer, 167. Auxiliadora – POA