Emagrecimento teen

Um bom resultado no emagrecimento de adolescentes requer muito mais que um acompanhamento nutricional. Um envolvimento múltiplo se faz necessário, referindo-me principalmente a um suporte na parte comportamental, em vista que se encontram numa fase de transições, cujas aspirações são conflitantes, imediatistas e sensíveis às redes sociais. Também, o engajamento com familiares e pessoas da mesma faixa etária e mesmo propósito contribui para o êxito da jornada.

Adaptar uma atividade física que o adolescente goste é importante, bem como é fundamental adequar e moldar o plano alimentar à sua rotina e preferências, deixando um cardápio atrativo e fácil de conduzir. Combinar e substituir alimentos de aspecto semelhante a “lanches” e doces se torna interessante para este público.

Acima de tudo é imprescindível o consentimento do jovem e sua simpatia com os profissionais que o acompanharão, pois ele somente dará continuidade a médio e longo prazo, naquilo que lhe agradar. 

 

Outro ponto relevante e que podemos considerar um grande mal da nova geração é o crescimento espantoso no uso de substâncias ansiolíticas e antidrepressivas. A utilização dessas drogas muitas vezes mascara o perfil do adolescente, pois seus efeitos colaterais causam prejuízos de cognição bem como contribuem para o ganho de peso. E acima de qualquer conduta medicamentosa, é importante compreender esse adolescente, buscando a chave das suas angústias e fazendo a conexão com sua infância e com suas aspirações e desejos.
 

Nosso conselho é não postergar o início desse processo de mudança, pois os maus hábitos irão se enraizar, o sobrepeso irá aumentar e problemas de saúde física e emocional irão surgir precocemente.

Av. Augusto Meyer, 167 - Auxiliadora

Porto Alegre/RS